Como funciona uma bomba submersível?
Numa bomba submersível, o motor de acionamento, assim como os componentes elétricos encontram-se completamente fechados, num compartimento estanque e vedado. Este fator viabiliza o funcionamento da unidade enquanto se encontra totalmente submersa.
Neste contexto, atendendo à sua proximidade com o líquido a bombear, é necessária menos energia. Como é mais fácil “empurrar” do que “puxar” líquidos, a bomba submersível utiliza pressão direta para forçar o fluido através da mangueira, ao invés de utilizar a potência de aspiração acima do solo.
Além disso, fatores como o acesso ao local, a profundidade ou a altura da escavação, por exemplo, podem criar desafios de elevação por aspiração para a maioria dos tipos de bombas acima do nível do solo.
Quais são as principais vantagens das bombas submersíveis elétricas?
As bombas de drenagem submersíveis elétricas oferecem um elevado grau de portabilidade e de facilidade de manuseamento. Além disso, encontram-se disponíveis, geralmente, numa gama de potência e capacidade que as torna adequadas para aplicações de controlo de águas subterrâneas, incluindo tarefas de emergência.
Revelam-se úteis, por exemplo, em inundações, locais de construção e explorações mineiras, bem como em situações em que é necessária uma bomba com uma área de ocupação reduzida, para drenar um depósito de sedimentos, a título ilustrativo.
Também são aliadas importantes para aplicações nas quais as bombas a diesel não podem ser utilizadas, como em ambientes de exploração mineira subterrânea ou quando não são permitidas emissões, por exemplo.