Que fatores devo ter em conta para escolher o prumo mais adequado?
Precisa de escorar uma laje, com um certo peso, uma carga atuante e a uma determinada altura. Quais são os fatores a ter em conta aquando da escolha do tipo de prumo, mais adequado para uma determinada aplicação?
Para responder a este desafio, deve considerar os seguintes 4 fatores determinantes:
1. Carga atuante
Antes de mais, é necessário calcular a carga atuante, por m², que os seus prumos terão de suportar. Neste âmbito, é importante que se lembre sempre de acrescentar a sobrecarga de execução (peso dos trabalhadores, cofragem, entre outros) ao próprio peso da laje.
Quanto à capacidade de suporte de carga do prumo, deve considerar que cada prumo tem uma capacidade de carga mínima para cada altura livre, devidamente determinada pelo fabricante, por uma tabela que depende da sua classe (regulamentos locais ou norma europeia EN).
2. Carga do prumo
A determinação deste fator depende do diâmetro do corpo cilíndrico, da espessura do tubo, da geometria do próprio prumo e, ainda, da sua capacidade de não encurvar.
3. Altura livre do prumo
É importante conhecer a altura de folga em que o prumo irá ser utilizado, no local de trabalho. Estes dados revelam-se cruciais para se obter a capacidade de carga, de acordo com os dados do fabricante (ver ponto 2). Naturalmente, quanto maior for a altura, menor será a capacidade de carga do prumo.
4. Número de prumos
Após a determinação dos dados relativos aos pontos acima descritos, terá então de calcular o número mínimo de prumos a colocar debaixo da laje do chão. Os principais fatores a ter em conta são a carga atuante e a capacidade de carga à altura livre de trabalho.
5. Altura máxima do prumo
- Entre 1,65 e 3,10 m
- Entre 2,20 e 3,80 m
- Entre 3,60 e 4,90 m